Psicologia Positiva no Encontro com Fátima Bernardes

Em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade (20 de março), criado pela ONU, o programa Encontro com Fátima Bernardes convidou o psicólogo Helder Kamei, fundador do Instituto Flow de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança, e atual presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL), para debater questões sobre Felicidade e falar de um estado de felicidade plena chamado Flow.

Fátima Bernardes iniciou o programa citando o resultado do World Happiness Report 2017, onde o Brasil ficou em 22º lugar no ranking mundial de Felicidade (o campeão foi a Noruega, seguido pela Dinamarca, Islândia e Suíça).

Clique na imagem abaixo para assistir a parte 1 da entrevista pelo Globo Play:

Fátima Bernardes entrevista Helder Kamei

Fátima Bernardes entrevista Helder Kamei

Helder Kamei fala sobre os 3 caminhos para a Felicidade Autêntica – Vida Prazerosa, Vida Engajada e Vida Significativa – que ele chama de TRÍADE DA FELICIDADE, e explica a importância de obter um balanço emocional onde as emoções positivas sejam 3 vezes mais frequentes que as negativas. Para exemplificar esse conceito de forma lúdica, Fátima fez uma brincadeira com os convidados, incluindo os atores Caio Castro, Letícia Colin e o cantor Amado Batista – usando bexigas roxas e amarelas para simbolizar emoções negativas e positivas.

Na sequência, Helder Kamei comenta as relações entre felicidade, genética, circunstâncias e atividades intencionais, e explica que seus comportamentos e atitudes representam 40% da felicidade duradoura de um indivíduo.

Clique na imagem abaixo para assistir a parte 2 da entrevista pelo Globo Play:

Helder Kamei fala sobre Genética e outros fatores que influenciam a felicidade

Helder Kamei fala sobre Genética e outros fatores que influenciam a felicidade

Na terceira parte, o psicólogo falou sobre o tema de sua pesquisa de mestrado, realizado na Universidade de São Paulo (USP) – FLOW – um estado de atenção plena, alta motivação, felicidade e alto desempenho, que resultou em seu livro Flow e Psicologia Positiva.

Para exemplificar o que é flow, Fátima Bernardes convidou o casal de dançarinos Leo Fortes e Robertinha, citando a pesquisa de Kamei sobre flow na dança-de-salão. E para gerar uma experiência de flow coletiva, todos os convidados do programa, incluindo os atores Caio Castro e Leticia Colin, o cantor Amado Batista, os dançarinos Leo e Robertinha e o psicólogo Helder Kamei, participaram de um game de dança que exigia atenção e concentração, mas que também proporcionou momentos de alegria e diversão aos convidados, e quem sabe até a aqueles que estavam em casa assistindo…

Clique na imagem abaixo para assistir a parte 3 da entrevista pelo Globo Play:

Helder Kamei fala sobre FLOW na dança

Helder Kamei fala sobre FLOW na dança

Helder Kamei é fundador do Instituto Flow de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança e presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPA)

Saiba mais em:

www.flowpsicologiapositiva.com 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado