FLOW e PP

O que é Psicologia Positiva

O que é flow e Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva é um movimento científico que redefiniu e expandiu o campo da Psicologia. Iniciou em 1998, quando o psicólogo Martin Seligman, conhecido mundialmente por suas pesquisas sobre depressão e otimismo, foi eleito presidente da Associação Americana de Psicologia (APA). Nesse ano, Seligman pronunciou e escreveu sistematicamente artigos sobre a necessidade de mudança no foco das contribuições da Psicologia, da doença mental para as motivações, capacidades e potenciais humanos. Seligman ressaltava que a Psicologia não era apenas o estudo da fraqueza e do dano, mas também o estudo das forças e virtude humanas. Tratar não significa apenas consertar o que está com defeito, mas também cultivar o que temos de melhor.

Para fundar este movimento científico, que chamou de Psicologia Positiva, Seligman convidou o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, autor da teoria das experiências ótimas de fluxo na consciência (Flow), e que há mais de 3 décadas pesquisava estados mentais positivos, como felicidade, motivação e criatividade.

Assim, com a finalidade de resgatar os interesses sobre os aspectos positivos da vida e do ser humano, mas utilizando apenas métodos científicos consagrados, Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi estabeleceram a Psicologia Positiva. Frequentemente, a Psicologia Positiva é definida como o estudo das coisas que fazem a vida valer a pena ser vivida, e o primeiro tema escolhido para inaugurar o movimento foi o estudo científico da Felicidade.

Eu defino a Psicologia Positiva como o estudo dos aspectos positivos da vida – como bem-estar, felicidade e propósito – e aspectos positivos do ser humano – como talentos e virtudes, resiliência, alegria, gratidão, criatividade, motivação, generosidade, otimismo, amor, esperança.

 

No meu consultório, pratico a Psicoterapia Positiva, que é a aplicação da Psicologia Positiva na área clínica. Gostaria de conhecê-la?

Para saber mais, clique aqui em [Psicoterapia Positiva].
Para saber como agendar uma consulta de Psicoterapia com Helder Kamei, clique em [Consultório].
Para reproduzir gratuitamente um trecho ou o texto completo, clique em [Reprodução Autorizada].

 

 

O que é FLOW?

Você já teve uma experiência de Fluxo?

FLOW é um termo que vem do inglês Fluir e que pode ser traduzido como “experiências de fluxo”. O conceito de FLOW foi desenvolvido na década de 70 pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, PhD e professor da Universidade de Chigago, para designar as experiências ótimas de fluxo na consciência.

Eu defino FLOW como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor.

Geralmente a pessoa entra em FLOW quando ela está fazendo aquilo que ela mais gosta de fazer. Pessoas entram em fluxo dançando, cantando, correndo, praticando esportes, desenhando, pintando, escrevendo, meditando e até trabalhando. Quando você faz aquilo que mais gosta de fazer, você tem mais motivação, se concentra com mais facilidade e fica tão profundamente envolvido e absorvido na atividade que nem percebe o tempo passar. Naquele momento, você não pensa em mais nada, não pensa nos problemas que ocorreram antes, nem no que terá de fazer depois, fica inteiramente focado no presente – no aqui e no agora.

As pessoas me perguntam com frequência se a experiência de fluxo – FLOW – é um estado alterado da consciência. Costumo responder que o FLOW é um estado organizado da consciência. Explico: No dia-a-dia, é comum nos vermos em uma situação onde nossa razão e nossa emoção entram em conflito. Com frequência pensamos uma coisa, sentimos outra e agimos ainda de outra maneira. Esses conflitos interiores consomem muito da nossa energia e causam muito desgaste e stress emocional. Na experiência de fluxo não há conflito entre pensamentos, sentimentos e ações. No estado de FLOW , corpo e mente fluem em perfeita harmonia.

 

Helder Kamei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado