Psicologia Positiva e Meditação – Dias 2 e 3 de julho!

Workshop Vivencial de Psicologia Positiva e Meditação

Workshop Vivencial de Psicologia Positiva e Meditação

 

VAGAS ESGOTADAS!

Vem aí o I Workshop Vivencial de Psicologia Positiva e Meditação! Será um final-de-semana intenso e profundo, em um local planejado especialmente para você se reconectar consigo mesmo e equilibrar seu corpo, sua mente e seu espírito.

Psicologia Positiva é o estudo científico das virtudes e forças de caráter que conduzem a uma vida plena, significativa e feliz, ajudando indivíduos, organizações e comunidades a florescerem, ou seja, a atingirem o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. O movimento científico possui duas missões principais:

  • Ajudar as pessoas a obterem felicidade autêntica.
  • Ajudar a humanidade a florescer.

Enquanto a Psicologia Positiva é um movimento científico que surgiu no Ocidente há apenas 18 anos, no Oriente já existia uma sabedoria milenar que nos deixou um legado de ensinamentos e práticas ancestrais para alcançarmos a felicidade genuína e a iluminação. Um dos principais caminhos é a prática da meditação.

Nesse workshop teórico-prático, apresentaremos algumas convergências entre a Psicologia Positiva e a Sabedoria Oriental. O psicólogo Helder Kamei, referência brasileira em Psicologia Positiva e praticante de meditação há mais de 20 anos, e a psicóloga Caroline Bertolino, certificada em programas de meditação pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies e pela Universidade da Califórnia, unirão seus conhecimentos e especialidades a fim de apresentar uma visão integradora de conceitos e práticas.

Boa parte do curso será vivencial, não sendo necessário ter conhecimentos prévios de Psicologia Positiva nem de meditação. O curso não tem caráter religioso, sendo bem-vindas pessoas de todas as crenças. Os participantes serão introduzidos à prática de atenção plena (mindfulness), extremamente útil para melhorar a capacidade de concentração e entrar em estado de excelência (flow). Também aprenderão práticas de equilíbrio emocional que auxiliam a reduzir o stress, ansiedade e raiva, bem como aumentar o bem-estar, gratidão, esperança, generosidade, amor e autocompaixão.

Eis alguns temas que serão abordados no workshop:

•  Felicidade Autêntica e Felicidade Genuína
•  Flow e Mindfulness
•  Compaixão e Autocompaixão
•  Elementos da autocompaixão: atenção plena, gentileza consigo e humanidade comum.
•  Motivação pela gentileza.
•  Empatia e Comunicação Compassiva

Você está convidado a participar de uma experiência transformadora em Psicologia Positiva e Meditação. E para que a sua vivência seja mais intensa, recomendamos que se hospedem no local do evento e assim possam se desconectar do mundo e mergulhar mais profundamente na vivência.

 

Facilitadores: Helder Kamei e Caroline Bertolino

Helder Kamei é psicólogo, coach e mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho. Trabalhou durante seis anos como pesquisador em Ciências do Bem-Estar na Natura. É professor de Psicologia Positiva e Inteligência Emocional no MBA Executivo em Desenvolvimento do Potencial Humano na Franklin Covey Business School, no MBAs em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva e em Liderança e Gestão Empresarial no IPOG, e na Pós-Graduação em psicologia positiva e Coaching no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Atende como psicoterapeuta e coach no Higienópolis Medical Center. Deu várias entrevistas para a mídia, como Globo Repórter, Rádio Estadão, Revista Época, Folha de São Paulo, Revista Vida Simples e Jornal da Cultura. Em 2014, foi orador do TEDx O Poder de um Sorriso. Residiu 3 anos no Japão e pratica diferentes tipos de meditação (zen, taoísta, budista tibetana), há mais de 20 anos. É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com.

 

Caroline de Oliveira Bertolino é psicóloga e instrutora certificada pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies no programa Cultivating Emotional Balance Teacher Training. Também é habilitada no programa Mindful Self-Compassion Teacher Training pela University of California. É mestranda na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduada em Arteterapia pelo NAPE. Também é habilitada pelo Instituto Social Pichon-Riviére para desenvolvimento e coordenação de grupos. Atua nas esferas institucional e educacional para a promoção da saúde mental individual e coletiva. Saiba mais sobre ela em https://autocompaixao.wordpress.com/sobre-a-autora/

 

Data: 02 e 03 de julho de 2016

Horário: Sábado, das 8h às 21h. Domingo, das 8h às 18h.

Carga-horária: 22h

 

Local:

Centro de Formação Sagrada Família

Rua Padre Marchetti, 237 – São Paulo – SP

Ao lado do Museu do Ipiranga, próximo ao metrô Alto do Ipiranga.

 

Hospedagem

Garanta seu quarto e hospede-se no local do evento!

O Centro de Formação Sagrada Família (CFSF) oferece hospedagem em dormitórios simples para uma, duas ou três pessoas, com banheiro interno ou compartilhado. Os quartos não possuem TV nem internet, permitindo aos participantes se desconectarem da agitação do mundo e entrarem em um estado de serenidade mental. Mesmo quem mora em São Paulo poderá gostar de se hospedar no próprio local e desfrutar de uma experiência de imersão.

Se você quiser se hospedar, recomendamos que façam a reserva imediatamente, pois os quartos com banheiro podem esgotar.

As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o CFSF pelo fone 2271-0070 ou pelo site:

http://www.centrosagradafamilia.com.br/index.php/servicos/hospedagem

 

INSCREVA-SE AGORA E GANHE DESCONTO!

Clique no link abaixo para saber valores e efetuar sua inscrição com desconto:

http://www.flowpsicologiapositiva.com/wordpress/cursos-e-palestras/pagamento/

 

 

 

Curta e compartilhe!

Vida Simples – Um café com Helder Kamei

Queridos amigos, é com muito orgulho e alegria que compartilho a notícia de que a revista Vida Simples que está nas bancas (setembro/2015), com capa De bem com o trabalho”, publicou uma entrevista comigo de uma página inteira, que chamou de Um café com Helder Kamei – Caminhos para a felicidade!

Vida Simples entrevista Helder Kamei

Revista Vida Simples, setembro de 2015

 

É muito bacana ver a Psicologia Positiva, já tão reconhecida nos EUA e Europa, começar a ganhar espaço no nosso país. E é muito gratificante ser um pioneiro da Psicologia Positiva no Brasil e poder contribuir para a expansão desse movimento científico tão relevante!

A jornalista Débora Zanelato, da Revista Vida Simples, entrou em contato comigo pedindo uma entrevista. Já dei muitas entrevistas para a imprensa, geralmente conversamos por uma meia-hora e no final publicam uma ou duas frases no artigo. Quando terminamos, perguntei sobre o que era a reportagem exatamente, e ela me disse que não era uma matéria, mas sim uma entrevista comigo! Explicou que toda edição tem uma entrevista com alguma personalidade importante, e que a edição de setembro seria comigo!!!

Portanto, para quem ainda não leu e tiver interesse, estou disponibilizando a reportagem na íntegra, basta clicar no link a seguir:

Vida Simples entrevista Helder Kamei_set-2015

Espero que gostem!

Saudações positivas!

Helder Kamei

Curta e compartilhe!

A PSICOLOGIA DAS EMOÇÕES EM DIVERTIDA MENTE

A última animação da Disney/Pixar – DivertidaMente – está sendo um grande sucesso de público e de crítica. A ideia é genial. O filme retrata, de forma divertida e ao mesmo tempo educativa, como agem as emoções dentro do cérebro de uma adolescente de 11 anos. E tudo isso com muito embasamento científico.

DivertidaMente

DivertidaMente

O filme recebeu a consultoria de um dos psicólogos mais importantes e reconhecidos no campo do estudo das emoções, Paul Ekman. Há anos venho ensinando suas teorias, em meus cursos de Psicologia Positiva. Paul Ekman é responsável por ter decodificado as expressões faciais das emoções, tendo viajado até as áreas mais remotas e pouco civilizadas do mundo (como a Papua Nova Guiné), para identificar quais seriam as emoções básicas universais, aquelas que compartilhamos com todos os seres humanos, independente da cultura. E assim, ele chegou a 6 emoções básicas, que são facialmente expressas da mesma maneira, em qualquer lugar do mundo: alegria, medo, tristeza, aversão, raiva e surpresa. Alguma semelhança com DivertidaMente?

As 5 emoções em DivertidaMente

As 5 emoções em DivertidaMente

 

 

 

 

 

 

Após ter decodificado as microexpressões faciais, Ekman era capaz de detectar que emoção uma pessoa estava sentindo e, assim, também saber se ela estava sendo sincera a respeito do que dizia. Em outras palavras, Ekman era capaz de dizer se uma pessoa estava dizendo a verdade ou mentindo, habilidade que o levou a prestar muitos serviços à CIA e ajudar a desvendar crimes e prevenir ações terroristas. Tal fato inspirou a série “Lie to me” (Engana-me se puder), que também recebeu sua consultoria.

Lie to Me (Engana-me se puder)

Lie to Me (Engana-me se puder)

Mas, voltando a DivertidaMente, o filme mostra como nossas memórias são coloridas pelas emoções, como elas passam das memórias de curto prazo para de longo prazo, como as memórias importantes estruturam ilhas da nossa personalidade, como as outras são esquecidas ou reprimidas em nosso subconsciente, como elas surgem em nossos sonhos, pensamentos e na nossa imaginação. Mas o grande mérito, na minha opinião, é ensinar às crianças (e também adultos) que todas as emoções são importantes e que cada uma dela possui uma função. O medo nos protege do perigo, a raiva nos faz lutar pelo que queremos, o nojo ou aversão nos afasta daquilo que pode nos causar algum mal. Mas e a tristeza? E a alegria?

Alegria é a protagonista em DivertidaMente, mas a grande estrela do filme é a Tristeza. Durante quase todo o filme ela é reprimida e tratada pela Alegria como um perigo à felicidade da menina Riley. Mas, no final, Alegria descobre que a Tristeza tem uma importância fundamental e que, ao invés de ser reprimida, precisa ser integrada. Que linda cena ver as memórias coloridas de dourado (alegria) e azul (tristeza) conjuntamente! Sempre falei isso nas minhas palestras, que é possível sentir alegria e tristeza ao mesmo tempo, e que essas emoções não são opostas. Quando lembro de momentos felizes que vivi com minha mãe, sinto-me alegre por esses momentos, e ao mesmo tempo triste por ela não estar mais aqui. A tristeza nos ajuda a aceitar nossas perdas e a lidar melhor com elas. Ela nos lembra que não estamos sozinhos e nos faz nos aproximar das pessoas que são realmente importantes para nós. E a alegria nos faz sentir vivos, nos dá energia para querer viver a vida com plenitude, realizando nossos sonhos e propósitos, e nos conectando a todas as pessoas, com sentimentos de amizade, amor e gratidão.

Helder Kamei

 

É psicólogo, coach, mestre em Psicologia Social e do Trabalho (USP), professor de Psicologia Positiva, autor do livro Flow e Psicologia Positiva e editor do blog www.flowpsicologiapositiva.com.

Curta e compartilhe!

Flow: o estado da Excelência Humana

Pense em algo que você faz bem e que gosta muito de fazer. Pode ser uma atividade física (como um esporte), uma atividade intelectual (como escrever ou fazer cálculos matemáticos), uma atividade artística (como cantar, dançar ou pintar) ou simplesmente um hobby (como cozinhar ou fotografar). Agora pense em um momento específico em que você desempenhou esta atividade excepcionalmente bem. Naquele momento você estava em seu melhor. Como você descreveria este estado de excelência? Quais são as características deste estado? Quais são as condições que permitem ou facilitam alcançar a excelência?

Artista pintando em FLOW

Artista pintando em FLOW

 

Estas perguntas vêm sendo feitas pela Ciência há décadas e este estado é conhecido como FLOW, ou experiência de fluxo. O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikzsentmihalyi, quando era pesquisador e professor da Universidade de Chicago. Csikzsentmihalyi fez seu PhD em criatividade nas artes e ficou impressionado ao observar o estado de alta concentração e absorção em que entravam os artistas quando estavam pintando. Eles pareciam não sentir cansaço, fome, sono e permaneciam por horas pintando sem perceber o tempo passar. E o mais importante: eles não pintavam por dinheiro, fama ou qualquer outra recompensa que pudessem receber após terminar a atividade. A recompensa, por assim dizer, era a satisfação com a execução da própria atividade. A principal característica da atividade de flow é que ela não é um meio para se chegar a um fim, mas um fim em si mesma. E é neste estado de flow que artistas e atletas obtém o seu melhor desempenho e executam suas melhores performances. Mas é importante ressaltar que estar em seu melhor não significa ser o melhor. Em um campeonato, estar em flow não garante que você vai vencer, porque isso dependerá das suas habilidades e das habilidades de seus adversários, mas garante que você estará no seu melhor estado mental e psicológico, e portanto suas chances de vencer são as melhores possíveis naquele momento.

Durante o meu mestrado em Psicologia na USP, entrevistei vinte praticantes de dança-de-salão, desde alunos até professores, e descobri que todos eles são capazes de entrar em flow. Mas a descoberta mais interessante é que o FLOW ocorre frequentemente no trabalho, e não apenas em trabalhos criativos, mas até mesmo em serviços bastante rotineiros, como de operários em uma linha de produção. O FLOW ocorre quando o profissional está extremamente focado, concentrado, absorvido e motivado. Neste estado, ele realiza a tarefa com um alto desempenho, e ao mesmo tempo com a leveza, alegria e o prazer de um dançarino se divertindo em um baile de dança-de-salão. Em poucas palavras, eis como defino esta experiência:

“FLOW é um estado de excelência mental que reúne, ao mesmo tempo, alta motivação, concentração profunda, satisfação e alto desempenho”.

 Todas as empresas deveriam oferecer as condições organizacionais adequadas que favorecessem seus colaboradores a entrar em flow, pois isso resultaria em alta produtividade e excelente qualidade de desempenho, ao mesmo tempo que proporcionaria satisfação e felicidade nos colaboradores. É bom para a empresa e bom para os colaboradores. O que poderia ser melhor?

 

Helder Kamei, autor do livro Flow e Psicologia Positiva: estado de fluxo, motivação e alto desempenho, e autor do blog www.flowpsicologiapositiva.com.

 

Curta e compartilhe!

Palestra na Franklin Covey Business School

Psicologia Positiva: A Ciência no Caminho da Excelência.
Palestra de Helder Kamei Psicologia Positiva na FranklinCovey

Palestra de Helder Kamei Psicologia Positiva na FranklinCovey

 

12 de Maio – Das 19h às 20h45

A FranklinCovey Business School apresenta o autor do livro: Flow e Psicologia Positiva, Helder Kamei em uma palestra sobre Psicologia Positiva – estudo científico das virtudes e forças de caráter que conduzem a uma vida plena, significativa e feliz, ajudando indivíduos e organizações a atingirem o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.

Este novo campo tem recebido atenção e volumosos investimentos, não apenas da Psicologia, mas também de outras ciências como Economia, Sociologia, Medicina e Neurociências, com aplicações voltadas para as áreas da Saúde, Educação e Gestão.

Local da Palestra:
Espaço e Eventos FranklinCovey
Rua Florida 1568 – Brooklin Novo – São Paulo – SP

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER GRATUITAMENTE

 

Curta e compartilhe!

Workshop Intensivo de Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade e da Excelência – NOVA DATA!

FELICIDADE existe? Quais são os caminhos para a felicidade?
Dinheiro traz felicidade? Casamento traz felicidade?
Como posso entrar em um estado mental de excelência e alto desempenho?
Como posso identificar e desenvolver meus pontos fortes?
O que a Ciência sabe sobre felicidade e excelência?

Todas essas perguntas serão respondidas neste workshop intensivo de 16 horas, em um final-de-semana, dias 25 e 26 de abril.

Workshop Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade e da Excelência.

Workshop Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade e da Excelência.

www.cursodefelicidade.com.br

 

Conteúdo Programático

Psicologia Positiva é o estudo científico das virtudes e forças de caráter que conduzem a uma vida plena, significativa e feliz, ajudando indivíduos, organizações e comunidades a atingirem o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. O movimento surgiu há 16 anos, quando o presidente da Associação Americana de Psicologia, Martin Seligman, declarou que a Psicologia precisava ampliar seu foco e estudar não apenas os transtornos mentais e o sofrimento, mas também os aspectos positivos da vida – como bem-estar e felicidade – e aspectos positivos do ser humano – como as forças pessoais e virtudes do caráter.

Este novo campo tem recebido atenção e volumosos investimentos, não apenas da Psicologia, mas também de outras ciências como Economia, Sociologia, Medicina e Neurociências, com aplicações voltadas para as áreas da Saúde, Educação, Coaching, Gestão de Pessoas e Negócios.

 

Temas abordados no workshop

MÓDULO I (25/04) – FELICIDADE

Psicologia Positiva

  • História da Psicologia Positiva: da Filosofia à Ciência.
  • Definição: o que é Psicologia Positiva e o que não é.
  • Os 5 elementos do bem-estar (Modelo PERMA).
  • Método e principais conceitos.
  • Aplicações da Psicologia Positiva.

A Ciência da Felicidade

  • O que nos faz e o que não nos faz felizes: relações com renda, saúde, idade, gênero, casamento, religião, genética e outras variáveis sóciodemográficas.
  • Os benefícios da felicidade na saúde, carreira e relacionamentos.
  • Os 3 caminhos para a Felicidade autêntica

Emoções positivas

  • Os sentimentos positivos: alegria, gratidão, serenidade, inspiração, admiração, esperança e amor.
  • Quociente de Positividade: o ponto de virada para o desenvolvimento.
  • Intervenções positivas para aumento da felicidade e do bem-estar.

MÓDULO II (26/04) – EXCELÊNCIA

Estados mentais positivos

  • Foco, atenção e concentração.
  • Flow, a experiência de fluxo: estado de alta performance e engajamento.
  • O modelo de 3 canais da experiência subjetiva.
  • Fatores determinantes da motivação intrínseca.
  • Mindfulness: atenção plena, aberta e presente.

Vivências práticas

  • Treinamento de foco, atenção e concentração.
  • Prática de mindfulness.
  • Treino de conversação em estado de fluxo (flow).
  • Técnicas de conversação positiva, apreciativa e empática.

Data: 25 e 26 de abril de 2015

Duração: 16h

Local: Plug’n'work – Rua Lisboa, 78, Pinheiros – São Paulo

Público-alvo: Pessoas interessadas no tema FELICIDADE e EXCELÊNCIA
Não possui pré-requisitos

 

Investimento

Workshop Intensivo – A CIÊNCIA DA FELICIDADE E DA EXCELÊNCIA – 25-26/04

R$ 1397,00 para empresas
R$ 1197,00 para pessoa física (em até 6 vezes no cartão)
R$ 797,00 para universitários (em até 6 vezes no cartão)

Somente Módulo I – FELICIDADE – 25/04
R$ 797,00 para universitários (em até 6 vezes no cartão)

Somente Módulo II – EXCELÊNCIA – 26/04
R$ 797,00 para universitários (em até 6 vezes no cartão)

Inclui: Material didático e Certificado de Participação

 

Vagas limitadas. Garanta a sua!

 

 

Promoção da Amizade

Traga um amigo e ganhe 10% de desconto por cada amigo matriculado e seu amigo ganha 10%. Se você trouxer dez amigos, o curso sai de graça para você!

 

Facilitador: Helder Kamei

Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e coach. Autor do livro Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho.É pesquisador da área de Ciências do Bem-Estar na Natura. É professor de Psicologia Positiva no MBA Executivo em Desenvolvimento do Potencial Humano na Franklin Covey Business School e no Instituto Brasileiro de Coaching. Atuou como professor-convidado do curso de Pós-Graduação em Qualidade de Vida no Trabalho na FIA. Atende como psicoterapeuta e coach no Higienópolis Medical Center. Deu várias entrevistas para a mídia, como Globo Repórter, Revista Época e Jornal da Cultura. Em 2014, foi orador do TEDx O Poder de um Sorriso. É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com.

 

OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL! Somente dias 25 e 26 de abril:

WORKSHOP INTENSIVO DE PSICOLOGIA POSITIVA: A CIÊNCIA DA FELICIDADE E DA EXCELÊNCIA

Maiores informações em:

www.cursodefelicidade.com.br

Inscrições abertas em: 

www.cursodefelicidade.com.br


 

ParceriaAcademia Konfide

Local do workshop:  Plug’n'work – Rua Lisboa, 78 – São Paulo

 

Inscreva-se já e reserve sua vaga!

Para se inscrever, registrar seu interesse ou tirar dúvidas, acesse: http://www.cursodefelicidade.com.br/

Curta e compartilhe!

VOCÊ CONHECE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE?

Uma reportagem do Jornal da Cultura do dia 27/09/14 falou sobre os CAMINHOS PARA A FELICIDADE. Pesquisadores da Universidade de Chicago constataram diferenças entre jovens e idosos na busca pela felicidade, e eu fui convidado para comentar a notícia.

Segundo pesquisas da Psicologia Positiva, os jovens querem viver a vida intensamente, por isso buscam experiências emocionais intensas. Para eles, a felicidade reside nos momentos extraordinários da vida: viagens, baladas, festas, aventuras… Por outro lado, as pessoas mais velhas não buscam intensidade, mas “qualidade” na vida e, ao invés de buscar por momentos extraordinários, buscam a felicidade nos momentos “ordinários”, ou seja, nas atividades comuns do dia-a-dia.

E o que você pensa? Acha que a felicidade está numa vida intensa e cheia de momentos extraordinários, ou numa vida tranquila, equilibrada e com qualidade?

Curta e compartilhe!

LANÇAMENTO DO LIVRO FLOW E PSICOLOGIA POSITIVA

Lançamento do livro FLOW

Curta e compartilhe!

PSICOLOGIA POSITIVA E COACHING

Nessa entrevista bem descontraída dada para o MT Coaching, Helder Kamei fala sobre PSICOLOGIA POSITIVA, Felicidade, Coaching, FLOW, Harvard, Forças e Virtudes, Emoções Positivas, Engajamento e Propósito de Vida. Se você curte esses assuntos, assista o vídeo e bom divertimento!  :)

Curta e compartilhe!

Livro FLOW e PSICOLOGIA POSITIVA: Já adquiriu o seu?

Pessoal, finalmente o meu livro “FLOW e PSICOLOGIA POSITIVA: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho” está disponível para compra pelo site da Editora IBC.

Fiquei muito feliz em saber que, apesar de estar disponível há pouco tempo, já está entre os mais vendidos da editora!

Para adquirir o seu livro ou saber mais a respeito, clique na imagem do livro abaixo:

Clique no livro para saber mais!

Clique no livro para saber mais!

Espero que gostem da leitura!
Um grande abraço!
Helder Kamei.

 

Leia a notícia sobre o livro em http://www.flowpsicologiapositiva.com/wordpress/finalmente-o-livro-psicologia-positiva-e-flow/ 

Curta e compartilhe!

WordPress Themes

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better

Twitter

Facebook

Google+