TESTE DE PERSONALIDADE NO FACEBOOK: Diga-me o que curtes e eu te direi quem és

Você concorda com a frase: Você é o que você curte no Facebook?

Curtir

 

Quando eu era criança, ouvia meu pai dizer: “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. Trazendo esse princípio para a atualidade, talvez pudéssemos dizer: “Diga-me o que curtes no Facebook e eu te direi quem és”. Pelo menos é isso que está pesquisando o Centro de Psicometria da Universidade de Cambridge. (Obs: Psicometria é o ramo da Psicologia que elabora testes para medir fatores psicológicos, como personalidade, inteligência e aptidões). Os pesquisadores criaram um algoritmo para analisar o perfil psicológico de 58 mil usuários do Facebook a partir unicamente de seus “likes”. E conseguiram acertar com precisão de 60 a 95% o gênero (masculino ou feminino), status de relacionamento (solteiro ou casado), etnia e preferência política (republicana ou democrata). A lógica usada é a de que se você curte sites que geralmente são curtidas por pessoas liberais (como Quentin Tarantino), então você provavelmente é um liberal. Assim sendo, quanto mais curtidas você dá, mais chance tem do programa acertar o seu perfil.

Um site foi criado utilizando o mesmo princípio para traçar seu perfil de personalidade. Ele está em inglês, mas você não precisa responder a nenhuma pergunta. Basta dar um clic, o sistema analisa automaticamente seu Facebook e dá o seu perfil imediatamente. É claro que o resultado não é preciso, e depende muito da quantidade de páginas que você já curtiu, principalmente de páginas bastante acessadas na língua inglesa. Por exemplo, quando fiz o teste, eu só tinha 15 páginas curtidas, sendo que o sistema aproveitou apenas 3, todas em inglês e de Psicologia. Minha esposa tinha 329 páginas curtidas e o sistema reconheceu 118 páginas! (a maioria marca de roupas, sapatos e bolsas, rsrs). Talvez por isso ele tenha deduzido que eu sou tímido e introvertido, e ela extrovertida e sociável. Bem, o sistema acertou.

Ficou curioso? QUER FAZER O TESTE?  É muito fácil e rápido:

  1. Entre no site www.youarewhatyoulike.com
  2. Clique no botão “Login with facebook”.
  3. Entre com seu usuário e senha do Facebook.
  4. Pronto! Aí está o resultado!
  5. Gostou? Aproveite, curta e compartilhe nossa nova página no Facebook para receber mais notícias interessantes! Clique aqui!

Como o sistema faz isso? Ele verifica a sua seção “Curtir”. Na parte superior à esquerda ele mostra quantas páginas você curtiu e quantas páginas ele aproveitou. Na parte de baixo, ele mostra os 3 “likes” mais indicativos da sua personalidade,  como, por exemplo, a página Psychology Today no meu facebook, e a página da Gisele Bünchen no da minha esposa (rsrs).

Não entendeu direito o resultado do teste? Fique tranquilo, pois nem todo mundo está familiarizado com adjetivos psicológicos. Por isso, escrevi o post seguinte, onde explico melhor as características da personalidade: “Qual é seu tipo de personalidade? Conheça seu perfil psicológico”.

Lembre-se que este teste não tem valor científico e deve ser usado apenas como diversão. Caso queira um diagnóstico mais fiel da sua personalidade, deve procurar um psicólogo, que é o único profissional autorizado a fazer uso de testes psicológicos. No meu consultório, trabalho com vários testes para analisar personalidade, inteligências, talentos e valores, que podem ser usados para desenvolvimento pessoal ou para orientação de carreira. É muito útil, além de ser divertido!

Helder Kamei.

 

Para saber sobre outros testes psicológicos e receber mais notícias interessantes, clique aqui e curta nossa nova página no Facebook !

Curta e compartilhe!

Nenhum Comentário

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

WordPress Themes

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better

Twitter

Facebook

Google+